África do Sul
Capital : Cidade do Cabo (legislativa), Bloemfontein (judiciária) e Pretória (administrativa)
Principais Cidades : Cidade do Cabo, Durban, Johanesburgo, Pretória, Port Elizabeth, Bloemfontein , Polokwane , Nelspruit , Rustenburgo
IDH : 0,629
PIB : US$ 578,6 bilhões (2012)
Tamanho do Território : 1.221.037 km²
Idioma : africâner, inglês, sepédi, sessoto, setsuana entre outros.
População : 48,6 milhões (estimativa junho de 2013)
Moeda : Rand
Taxa de Mortalidade : 22%
Taxa de Natalidade : 18,27%
Forma de Governo : República Presidencialista
Tipos de clima : Tropical (maior parte), mediterrâneo (sul), árido tropical (norte), de montanha (oeste).
Tipos de vegetação : A vegetação da África do Sul é bem diversificada. A região oeste e central apresenta pastagens e savanas. Nas áreas de deserto, encontramos as estepes. No sul apresenta-se a vegetação mediterrânea. Há também presença de florestas tropicais, principalmente, nas regiões próximas a rios.
Relevo : Na região oeste até o centro do país encontra-se um vasto planalto com duas importantes cadeias de montanhas. O Karoo que é uma região semi-desértica e a Cordilheira do Drakensberg localiza-se paralelamente a costa oriental.
Cronologia da História da África do Sul
Pré-História
A região do território atual da África do Sul recebeu a colonização do povo Khoisan que eram caçadores e coletores.
Época Pré-colonial (do século I ao XIV)
Entre os séculos I e V, os povos Khoisan que habitavam a região deste a Pré-História foram conquistados pelo povo Bantu que dominam o território. Entre os séculos IX e XIV desenvolve-se na região o Império Mapungubwe.
Período Colonial
1488 - o navegador português Bartolomeu Dias passa pelo Cabo da Boa Esperança e passa a usar a Ilha Robben como feitoria para o caminho das Índias.
1652 - Jan van Riebeeck, administrador holandês da Companhia Holandesa das Índias Orientais cria a Colônia Holandesa do Cabo.
1795 - a Colônia Holandesa do Cabo é ocupada pelos ingleses, após Napoleão ter conquistado províncias holandesas.
1899 a 1902 - ocorre a Guerra dos Boers em que os ingleses, interessados nas minas de diamante da região, enfrentam colonos holandeses e franceses da região. Vencedores, os ingleses passam a dominar grande parte da região.
Século XX
- 1910 - os ingleses fundam a União da África do Sul como domínio do Império Britânico. Tornam a língua inglesa em oficial da região e os negros ficam sem direitos políticos e sociais.
- 1948 - criada a estrutura política, social e econômica do Apartheid (sistema legalizado que discriminava racialmente os negros e garantia o domínio da minoria branca na região).
- 1961 - a União da África do Sul conquista a independência da Inglaterra, formando a República da África do Sul.
- 1994 - fim do apartheid com eleições livres em 27 de abril. Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul.
Século XXI
- 2010 - um dos maiores eventos esportivos do mundo foi realizado na África do Sul: a Copa do Mundo de Futebol. O governo sul-africano investiu, junto com a iniciativa privada, bilhões de dólares da infraestrutura do país. Rodovias, aeroportos, hotéis e estádios foram construídos ou reformados. Além de movimentar a economia local, o evento melhorou as condições de infraestrutura do país. A África do Sul também passou a ser mais conhecida no cenário mundial.
Feriados nacionais : Human rights day (21 de Março), Good friday (29 de Março), entre outros.
Pontos turisticos
- Parque Nacional Kruger
- Tábua do Cabo
- Cabo da Boa Esperança
- Ilha Robben
- Estadio da Cidade do Cabo
- The Big Hole
- Estadio Nelson Mandela Bay.
Obrigado.