quinta-feira, 13 de junho de 2013

África do Sul

África do Sul

Capital : Cidade do Cabo (legislativa), Bloemfontein (judiciária) e Pretória (administrativa)

Principais Cidades : Cidade do Cabo, Durban, Johanesburgo, Pretória, Port Elizabeth, Bloemfontein , Polokwane , Nelspruit , Rustenburgo

IDH0,629

PIB : US$ 578,6 bilhões (2012)

Tamanho do Território : 1.221.037 km²

Idioma : africâner, inglês, sepédi, sessoto, setsuana entre outros.

População : 48,6 milhões (estimativa junho de 2013)

Moeda : Rand

Taxa de Mortalidade : 22%

Taxa de Natalidade : 18,27%

Forma de Governo : República Presidencialista

Tipos de clima : Tropical (maior parte), mediterrâneo (sul), árido tropical (norte), de montanha (oeste).

Tipos de vegetação : A vegetação da África do Sul é bem diversificada. A região oeste e central apresenta pastagens e savanas. Nas áreas de deserto, encontramos as estepes. No sul apresenta-se a vegetação mediterrânea. Há também presença de florestas tropicais, principalmente, nas regiões próximas a rios.

Relevo : Na região oeste até o centro do país encontra-se um vasto planalto com duas importantes cadeias de montanhas. O Karoo que é uma região semi-desértica e a Cordilheira do Drakensberg localiza-se paralelamente a costa oriental.

Cronologia da História da África do Sul
Pré-História 
A região do território atual da África do Sul recebeu a colonização do povo Khoisan que eram caçadores e coletores. 
Época Pré-colonial (do século I ao XIV) 
Entre os séculos I e V, os povos Khoisan que habitavam a região deste a Pré-História foram conquistados pelo povo Bantu que dominam o território. Entre os séculos IX e XIV desenvolve-se na região o Império Mapungubwe.
Período Colonial 
1488 - o navegador português Bartolomeu Dias passa pelo Cabo da Boa Esperança e passa a usar a Ilha Robben como feitoria para o caminho das Índias.
1652 - Jan van Riebeeck, administrador holandês da Companhia Holandesa das Índias Orientais cria a Colônia Holandesa do Cabo.
1795 - a Colônia Holandesa do Cabo é ocupada pelos ingleses, após Napoleão ter conquistado províncias holandesas.
1899 a 1902 - ocorre a Guerra dos Boers em que os ingleses, interessados nas minas de diamante da região, enfrentam colonos holandeses e franceses da região. Vencedores, os ingleses passam a dominar grande parte da região.
Século XX
- 1910 - os ingleses fundam a União da África do Sul como domínio do Império Britânico. Tornam a língua inglesa em oficial da região e os negros ficam sem direitos políticos e sociais.
- 1948 - criada a estrutura política, social e econômica do Apartheid (sistema legalizado que discriminava racialmente os negros e garantia o domínio da minoria branca na região).
- 1961 - a União da África do Sul conquista a independência da Inglaterra, formando a República da África do Sul.
- 1994 - fim do apartheid com eleições livres em 27 de abril. Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul.
Século XXI
- 2010 - um dos maiores eventos esportivos do mundo foi realizado na África do Sul: a Copa do Mundo de Futebol. O governo sul-africano investiu, junto com a iniciativa privada, bilhões de dólares da infraestrutura do país. Rodovias, aeroportos, hotéis e estádios foram construídos ou reformados. Além de movimentar a economia local, o evento melhorou as condições de infraestrutura do país. A África do Sul também passou a ser mais conhecida no cenário mundial.

Feriados nacionais : Human rights day (21 de Março), Good friday (29 de Março), entre outros.

Pontos turisticos
  • Parque Nacional Kruger
  • Tábua do Cabo
  • Cabo da Boa Esperança
  • Ilha Robben
  • Estadio da Cidade do Cabo
  • The Big Hole
  • Estadio Nelson Mandela Bay.









Obrigado.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Líbano

                                   Líbano



Capital : Beirute

Principais Cidades : Beirute, Tripoli, Jounié, Baalbeck, Zahlé.

IDH : 0,739 (2011)

PIB : US$ 39,25 bilhões (estimativa 2010)

Tamanho do Território : 10.400  km²

Idioma : árabe (oficial), francês, curdo e armênio.

População : 4,2 milhões de habitantes (2008)


Moeda : Libra Libanesa

Taxa de Natalidade : 18,52%

Taxa de Mortalidade : 6,21%

Forma de Governo : República Parlamentarista

Tipos de Clima : Tem um clima mediterrânico; nas montanhas as temperaturas baixam em função da altitude.

Tipos de Vegetação : vegetação escassa, especialmente no interior, devido ao gado. Na região do mediterrâneo encontram-se as maiores culturas frutíferas e de cereais.

Relevo : Monte líbano

Pequena História

O Líbano possui duas cadeias de montanhas, a primeira, chamada Monte Líbano, estende-se ao longo do Mar Mediterrâneo e seu ponto mais alto tem 3100m de altitude. A segunda, a Anti Líbano, paralela à primeira e separada dela por uma larga planície chamada Bekaa, muito fértil, conhecida na Antigüidade como “o armazém de Roma”. Sua costa compreende 220 Km.
Líbano tem uma superfície de 10.452 km2. Possui atualmente três milhões e meio de habitantes e quatorze milhões de emigrantes espalhados pelo mundo.
O historiador libanês Philippe Hitti, professor em várias universidades americanas disse sobre o Líbano: “O Líbano é um microcosmo pela sua superfície e um macrocosmo pela sua influência”.
O idioma oficial é o árabe, mas o ensino do francês e do inglês é obrigatório nas escolas, facilitando, assim, as relações de comércio e de herança cultural.
Antigamente, desde as épocas mais longínquas, o Líbano era coberto de florestas: carvalhos, pinheiros e, sobretudo, de cedros; isso explica a cobiça dos invasores que vinham buscar a madeira necessária para a construção de seus templos e navios. Segundo a Bíblia, o cedro, sobretudo, era uma manifestação viva de grandeza, beleza, força imortalidade e santidade. E hoje é o símbolo do Líbano, presente em destaque sobre a bandeira libanesa. A resina dos cedros era usada para mumificar os faraós egípcios mortos.
O nome Líbano tem sua origem na mais remota antiguidade. É citado setenta e cinco vezes na Bíblia e, na língua hebraica, Líbano significa branco, talvez devido às suas montanhas, sempre cobertas de neve.
O clima ameno e temperado do Líbano, dividido em quatro estações bem definidas, e sua privilegiada posição geográfica nas rotas comerciais da antiguidade, contribuíram para o seu povoamento.
Muitas cidades foram fundadas desde o terceiro milênio antes de Cristo, tais como Beirute, Byblos, Sidon, Tiro e Trípoli.
Sob o nome de Fenícia, o Líbano de outrora conheceu a prosperidade e tornou-se uma nação de grande renome.

Feriado nacionais : 22 de novembro - Dia da Independência. 

Pontos turísticos
- Mesquita de Mohammad al-Amin
- Museu Nacional de Beirute
- Museu Sursock
- Torre do Relógio
- Estátuas dos Mártires
- Galeria Matignon
- Museu AUB
- Parque Sanayeh
- Parque Khalil Gebran
- Jardim Herbal