Capital : Beirute
Principais Cidades : Beirute, Tripoli, Jounié, Baalbeck, Zahlé.
IDH : 0,739 (2011)
PIB : US$ 39,25 bilhões (estimativa 2010)
Tamanho do Território : 10.400 km²
Idioma : árabe (oficial), francês, curdo e armênio.
População : 4,2 milhões de habitantes (2008)
Moeda : Libra Libanesa
Taxa de Natalidade : 18,52%
Taxa de Mortalidade : 6,21%
Forma de Governo : República Parlamentarista
Tipos de Clima : Tem um clima mediterrânico; nas montanhas as temperaturas baixam em função da altitude.
Tipos de Vegetação : vegetação escassa, especialmente no interior, devido ao gado. Na região do mediterrâneo encontram-se as maiores culturas frutíferas e de cereais.
Relevo : Monte líbano
Pequena História
O Líbano possui duas cadeias de montanhas, a primeira, chamada Monte Líbano, estende-se ao longo do Mar Mediterrâneo e seu ponto mais alto tem 3100m de altitude. A segunda, a Anti Líbano, paralela à primeira e separada dela por uma larga planície chamada Bekaa, muito fértil, conhecida na Antigüidade como “o armazém de Roma”. Sua costa compreende 220 Km.
O Líbano tem uma superfície de 10.452 km2. Possui atualmente três milhões e meio de habitantes e quatorze milhões de emigrantes espalhados pelo mundo.
O historiador libanês Philippe Hitti, professor em várias universidades americanas disse sobre o Líbano: “O Líbano é um microcosmo pela sua superfície e um macrocosmo pela sua influência”.
O idioma oficial é o árabe, mas o ensino do francês e do inglês é obrigatório nas escolas, facilitando, assim, as relações de comércio e de herança cultural.
Antigamente, desde as épocas mais longínquas, o Líbano era coberto de florestas: carvalhos, pinheiros e, sobretudo, de cedros; isso explica a cobiça dos invasores que vinham buscar a madeira necessária para a construção de seus templos e navios. Segundo a Bíblia, o cedro, sobretudo, era uma manifestação viva de grandeza, beleza, força imortalidade e santidade. E hoje é o símbolo do Líbano, presente em destaque sobre a bandeira libanesa. A resina dos cedros era usada para mumificar os faraós egípcios mortos.
O nome Líbano tem sua origem na mais remota antiguidade. É citado setenta e cinco vezes na Bíblia e, na língua hebraica, Líbano significa branco, talvez devido às suas montanhas, sempre cobertas de neve.
O clima ameno e temperado do Líbano, dividido em quatro estações bem definidas, e sua privilegiada posição geográfica nas rotas comerciais da antiguidade, contribuíram para o seu povoamento.
Muitas cidades foram fundadas desde o terceiro milênio antes de Cristo, tais como Beirute, Byblos, Sidon, Tiro e Trípoli.
Sob o nome de Fenícia, o Líbano de outrora conheceu a prosperidade e tornou-se uma nação de grande renome.
Feriado nacionais : 22 de novembro - Dia da Independência.
Pontos turísticos
- Mesquita de Mohammad al-Amin
- Museu Nacional de Beirute
- Museu Sursock
- Torre do Relógio
- Estátuas dos Mártires
- Galeria Matignon
- Museu AUB
- Parque Sanayeh
- Parque Khalil Gebran
- Jardim Herbal
- Museu Nacional de Beirute
- Museu Sursock
- Torre do Relógio
- Estátuas dos Mártires
- Galeria Matignon
- Museu AUB
- Parque Sanayeh
- Parque Khalil Gebran
- Jardim Herbal
Ola, estou a fazer um trabalho sobre o Líbano e estou a precisar da historia Mesquita de Mohammad al-Amin e da sua arquitetura. Será que me pode ajudar? Obrigado. Sofia Oliveira
ResponderExcluirA Mesquita de Al-Amin Mohammad é um sunita mesquita localizada na Praça dos Mártires , no centro de Beirute , no Líbano . Foi construído entre 2002 e 2007 pelo ex-Libanês primeiro-ministro Rafik Hariri , que foi enterrado ao lado dele. Foi inaugurado por seu filho, Saad Hariri , em 17 de outubro de 2008.
ExcluirDe acordo com o arquiteto, Azmi Fakhuri, a mesquita de cúpula azul tem um Otomano inspiração, copiando a Mesquita do Sultão Ahmed , em Istambul .
A pintura e ornamentação decorativa (douramento, caligrafia, patina, pedra e madeira imitações) foram feitas pelo artista Harout Bastajian, proprietário e fundador da The Art of Mesquitas, em 2005.