sexta-feira, 17 de maio de 2013

Líbano

                                   Líbano



Capital : Beirute

Principais Cidades : Beirute, Tripoli, Jounié, Baalbeck, Zahlé.

IDH : 0,739 (2011)

PIB : US$ 39,25 bilhões (estimativa 2010)

Tamanho do Território : 10.400  km²

Idioma : árabe (oficial), francês, curdo e armênio.

População : 4,2 milhões de habitantes (2008)


Moeda : Libra Libanesa

Taxa de Natalidade : 18,52%

Taxa de Mortalidade : 6,21%

Forma de Governo : República Parlamentarista

Tipos de Clima : Tem um clima mediterrânico; nas montanhas as temperaturas baixam em função da altitude.

Tipos de Vegetação : vegetação escassa, especialmente no interior, devido ao gado. Na região do mediterrâneo encontram-se as maiores culturas frutíferas e de cereais.

Relevo : Monte líbano

Pequena História

O Líbano possui duas cadeias de montanhas, a primeira, chamada Monte Líbano, estende-se ao longo do Mar Mediterrâneo e seu ponto mais alto tem 3100m de altitude. A segunda, a Anti Líbano, paralela à primeira e separada dela por uma larga planície chamada Bekaa, muito fértil, conhecida na Antigüidade como “o armazém de Roma”. Sua costa compreende 220 Km.
Líbano tem uma superfície de 10.452 km2. Possui atualmente três milhões e meio de habitantes e quatorze milhões de emigrantes espalhados pelo mundo.
O historiador libanês Philippe Hitti, professor em várias universidades americanas disse sobre o Líbano: “O Líbano é um microcosmo pela sua superfície e um macrocosmo pela sua influência”.
O idioma oficial é o árabe, mas o ensino do francês e do inglês é obrigatório nas escolas, facilitando, assim, as relações de comércio e de herança cultural.
Antigamente, desde as épocas mais longínquas, o Líbano era coberto de florestas: carvalhos, pinheiros e, sobretudo, de cedros; isso explica a cobiça dos invasores que vinham buscar a madeira necessária para a construção de seus templos e navios. Segundo a Bíblia, o cedro, sobretudo, era uma manifestação viva de grandeza, beleza, força imortalidade e santidade. E hoje é o símbolo do Líbano, presente em destaque sobre a bandeira libanesa. A resina dos cedros era usada para mumificar os faraós egípcios mortos.
O nome Líbano tem sua origem na mais remota antiguidade. É citado setenta e cinco vezes na Bíblia e, na língua hebraica, Líbano significa branco, talvez devido às suas montanhas, sempre cobertas de neve.
O clima ameno e temperado do Líbano, dividido em quatro estações bem definidas, e sua privilegiada posição geográfica nas rotas comerciais da antiguidade, contribuíram para o seu povoamento.
Muitas cidades foram fundadas desde o terceiro milênio antes de Cristo, tais como Beirute, Byblos, Sidon, Tiro e Trípoli.
Sob o nome de Fenícia, o Líbano de outrora conheceu a prosperidade e tornou-se uma nação de grande renome.

Feriado nacionais : 22 de novembro - Dia da Independência. 

Pontos turísticos
- Mesquita de Mohammad al-Amin
- Museu Nacional de Beirute
- Museu Sursock
- Torre do Relógio
- Estátuas dos Mártires
- Galeria Matignon
- Museu AUB
- Parque Sanayeh
- Parque Khalil Gebran
- Jardim Herbal







2 comentários:

  1. Ola, estou a fazer um trabalho sobre o Líbano e estou a precisar da historia Mesquita de Mohammad al-Amin e da sua arquitetura. Será que me pode ajudar? Obrigado. Sofia Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mesquita de Al-Amin Mohammad é um sunita mesquita localizada na Praça dos Mártires , no centro de Beirute , no Líbano . Foi construído entre 2002 e 2007 pelo ex-Libanês primeiro-ministro Rafik Hariri , que foi enterrado ao lado dele. Foi inaugurado por seu filho, Saad Hariri , em 17 de outubro de 2008.
      De acordo com o arquiteto, Azmi Fakhuri, a mesquita de cúpula azul tem um Otomano inspiração, copiando a Mesquita do Sultão Ahmed , em Istambul .
      A pintura e ornamentação decorativa (douramento, caligrafia, patina, pedra e madeira imitações) foram feitas pelo artista Harout Bastajian, proprietário e fundador da The Art of Mesquitas, em 2005.

      Excluir